António Filipe esteve nas ruas de Londres, entre Stockwell e Vauxhall — a conhecida Little Portugal — onde contactou diretamente com a comunidade portuguesa residente naquela zona, marcada por cafés, restaurantes e histórias que testemunham as fortes ligações do bairro a Portugal. Foi sentida a proximidade, o calor humano e a determinação de uma comunidade que constrói a sua vida longe do país de origem.
Um dos momentos assinalados ocorreu junto ao mural criado pela comunidade de Stockwell, em colaboração com as autoridades locais, destinado a homenagear o contributo dos portugueses para a cidade. As cores e os símbolos presentes — do sol ao mar, passando pelo coração de Viana e o cravo do 25 de Abril — resultaram de um processo de consulta pública e celebram a diversidade cultural do mundo lusófono.
António Filipe foi recebido por amigos e por vários portugueses que vivem e trabalham na zona, perante os quais reafirmou o seu compromisso de estar ao lado das comunidades emigrantes, guiado pelos valores e pelo programa da Constituição de Abril.





